Logo_Involves_Horizontal_branca

CASE DE SUCESSO

Equipe de campo 80% mais produtiva? Entenda como a Danone Nutricia alcançou esse resultado com o Reconhecimento por Imagem da Involves

Como está a qualidade das informações da sua operação? Já pensou em ter mais agilidade e mais de 90% de aproveitamento dos dados coletados no PDV?

Foi o que a Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone no Brasil, conseguiu com a solução de Reconhecimento por Imagem do Involves Stage!

Você pode estar se perguntando como a inteligência artificial é aplicada ao trade marketing? E a nossa resposta é: para verificar a execução. Uma foto da gôndola é capaz de trazer muita informação sobre como shoppers-consumidores estão vendo nosso produto.

Com o uso do Reconhecimento por Imagem é possível aumentar o número de PDVs visitados com o mesmo número de promotores, além de ser um recurso que auxilia na remuneração variável do time que está em campo.

No caso da Danone Nutricia, antes do uso da ferramenta, apenas um terço dos dados coletados eram aproveitados.

Eu olhava pra minha base de dados e dizia: isso aqui é um mundo de dinheiro e eu não estou utilizando porque a informação não vem com precisão, com a acuracidade e qualidade necessárias".

CS_Danone_Blockquote_GuilhermeMendes
Cortes - ABM_03

A partir do Reconhecimento por imagem do Involves Stage, a multinacional alcançou uma estratégia de execução automatizada, completa e detalhada que entrega dezenas de indicadores em até cinco minutos a partir de uma única foto!

Além de mais aproveitamento das informações coletadas nos pontos de venda, a solução trouxe outros resultados que surpreenderam o time:

danone-intext-img1

Se eu uso 93% das informações dos PDVs e tenho acima de 95% de confiança, então quer dizer que as minhas decisões são as mais assertivas possíveis. Eu tenho massa crítica pra transformar isso em estratégia”.

CS_Danone_Blockquote_GuilhermeMendes

OS DESAFIOS

Os pilotos com a Involves começaram em 2019. O grande desafio da equipe de merchandising da Danone Nutricia era ser cada vez mais eficiente e confiável, seguindo a diretriz da multinacional. Além disso, no começo de 2020, chegou a Covid-19. O novo momento tinha tudo para se tornar um obstáculo.

danone-intext-img-PT

Como cuidar das pessoas e do negócio ao mesmo tempo? Nesse período de incertezas, o Reconhecimento por Imagem da Involves se fez ainda mais presente.

Com a solução de inteligência artificial da Involves o tempo de pesquisa em loja caiu de 20 para 5 minutos. Isso acontece porque a equipe só precisa fazer uma foto e enviar para o sistema. A inteligência artificial realiza a leitura e aponta os indicadores necessários. Dessa maneira houve a redução no tempo de pesquisa e a equipe de promotores começou a ficar menos tempo em loja.

Essa iniciativa que une a preocupação com o time e a tecnologia fez com que o projeto “cuidar das pessoas para as pessoas cuidarem do nosso negócio”, permitisse à Danone Nutricia conquistar o iCare, que venceu entre 85 projetos submetidos globalmente.

A Danone Nutricia tinha a necessidade de aperfeiçoar a informação. Antes mesmo da pandemia, promotores não conseguiam coletar dados dos produtos da concorrência por causa do tempo, precisavam focar na experiência dos shopper e buscavam apenas informações essenciais. Com a pandemia, o desafio tornou-se ainda maior.

Img5-div-mobile

RESULTADOS

Foi uma “transformação digital”, como o próprio gestor da equipe define. A tecnologia da Involves aprimorou a produtividade e eficiência da operação. O time passou a “beber água limpa”, como ele também descreve, além de usar informações na velocidade que o mercado exige a favor do negócio, com as tecnologias que são aplicáveis no dia a dia.

CS_Danone_Novo_InText_v2_PT_danone-intext-img3

 

CS_Danone_Img_InText01
CS_Danone_Img_InText01_mobile

CONEXÃO COM OS PILARES DE LOJA PERFEITA

O reconhecimento por imagem nos traz o domínio do que acontece no ponto de venda. E a Loja Perfeita é a aplicação das regras de negócio, a metrificação da execução. Com a estratégia podemos entender qual o objetivo e quanto é possível alcançar a partir dos dados coletados.

O Reconhecimento por Imagem da Involves é completamente conectado com o módulo de Loja Perfeita da ferramenta. É possível validar as estratégias utilizando os dados que chegam por meio do sistema de inteligência artificial.

“Hoje a nossa tecnologia processa muito rápido. Basta ter cobertura de internet para subir para a nuvem e a conexão é realizada com o programa de Loja Perfeita. O retorno acontece em até 5 minutos”, explica Gabriel Vieira, product manager da Involves.

Cortes - ABM_05 (1)

 

INTELIGÊNCIA & MERCADO

Imagine ter a capacidade de saber qual o seu preço, dos seus concorrentes diretos, dos relacionados e da movimentação deles ao longo do tempo. Com esses dados em mãos é possível construir um roteiro melhor, conquistar bons pontos extras e aumentar a capacidade de cobertura das lojas visitadas otimizando recursos.

A solução de inteligência artificial da Involves é um sistema de computadores que é capaz de aprender e, à medida que recebe mais informações, identifica padrões e tira conclusões por si só.

CTA_RI_PT_1-1

danone-intext-img4i

  1. Mais tempo para que a equipe em campo possa atuar de forma estratégica
  2. Dados para análise do mix de lojas e gerenciamento por categorias
  3. Informações precisas para melhorar a exposição em gôndola
  4. Conexão com os pilares de Loja Perfeita
  5. Visão precisa da experiência dos shoppers nas gôndolas

 

Cortes - ABM_11-1

 

“Com certeza a pergunta não é 'quando entrar na tecnologia'. Mas sim, 'porque eu ainda não estou?'. Em algum momento você vai entrar, afinal, em algum momento da curva entre o manual e o reconhecimento por imagem, a coleta manual vai acabar. No passado, o merchandising não coletava informações do PDV, era só reposição de produtos. Depois você começou a coletar de forma manual. Agora estamos vendo essa revolução. Por isso, quem não está, vai ser impactado e vai ser levado por essa onda do mercado. Quem começar antes vai ter mais ganhos e aprende mais rápido”.

CS_Danone_Blockquote_GuilhermeMendes

 

CS_DanoneNutricia-2

 

Conheça a Danone Nutricia

Danone Nutricia é a divisão de nutrição especializada da Danone no Brasil. A empresa foi fundada em 1919, em Barcelona (Espanha), se consolidou e está presente em mais de 120 países desde 1970. Possui um portfólio com mais de 220 marcas e tem a certificação de Empresa B Corp que indica a geração de impactos positivos para sociedade e para o meio ambiente voluntariamente, por meio do seu negócio.

 

WEBSITE

Você pode ser nosso próximo case de sucesso!

Complete o formulário e entenda como podemos te ajudar a chegar mais longe com inteligência artificial

Conheça mais da 

Involves-Marcas

 

 

Fundada em 2008, a Involves é uma empresa brasileira que desenvolve sistemas especializados na gestão completa da execução de pontos de venda, automatizando a operação de trade marketing e gerenciando equipes com a coleta e análise de informações em tempo real.

Com escritórios no Brasil, no México e na Colômbia, seus softwares de Loja Perfeita e Reconhecimento por Imagem atendem desde indústrias de bens de consumo e distribuidoras (brokers), até agências e prestadoras de serviços para o segmento varejista.

O repertório da Involves é formado pelas seguintes iniciativas: Involves Stage, Involves Doors, Involves Club e Involves Experience.

Atualmente, são mais de 600 clientes, em 21 países.